skipToMain
Siga-nos:

Construir e gerir: assim se adiantou o Vitória na luta pela manutenção

Redação
Basquetebol \ sexta-feira, maio 13, 2022
© Direitos reservados
À moda da semana anterior, o Vitória construiu uma vantagem folgada na primeira parte e superou uma breve reação do Illiabum, para vencer o jogo inaugural do play-out. Próximo teste é no domingo.

Na antecâmara da fase mais decisiva da época, o treinador do Vitória SC frisou que não bastava repetir a prestação coletiva que ditou um confortável triunfo para os quartos de final da Taça de Portugal, há precisamente uma semana, mas a verdade é que o triunfo preto e branco desta sexta-feira à noite, por 97-88, a abrir o play-out, teve contornos parecidos.

Melhor no período inaugural, a equipa de Miguel Miranda ampliou a supremacia no segundo para chegar ao intervalo a vencer por 53-36. Revigorado pela pausa de 15 minutos, o conjunto de Ílhavo remou com mais força contra a maré nos três primeiros minutos da segunda parte, ao reduzir a desvantagem para nove pontos (57-48). Essa inversão na tendência do jogo foi prontamente contida; o Vitória SC alargou de novo o fosso, até aos 14 pontos no fim do terceiro parcial (77-63), e aos 17 a três minutos do fim (96-79).

A ponta final do jogo é que destoou face ao duelo da prova rainha: se em Albufeira, os vitorianos cimentaram o seu domínio nos segundos finais, fixando um resultado final de 99-82, desta feita, no Pavilhão Desportivo Unidade Vimaranense, assistiram a uma última resposta do Illiabum, capaz de encurtar a diferença até aos nove pontos.

Num jogo em que os ataques se impuseram às defesas, os homens de Miguel Miranda foram mais eficazes a lançar ao cesto (53,7% contra 47,6%), sobretudo no que respeita ao tiro exterior – marcaram 13 das 33 tentativas, ao passo que o adversário se ficou pela concretização de sete em 27. Essa diferença mitigou a supremacia ilhavense nos lances livres – 21 contra 12 marcados. A nível individual, Carlos Cardoso, com 20 pontos, e Danjel Purifoy, com 18 pontos e seis ressaltos, foram os vitorianos que mais se evidenciaram.

Garantida a primeira vitória, a equipa de Guimarães precisa de mais duas neste play-out à melhor de cinco jogos para se manter entre a elite do basquetebol nacional. O próximo encontro está marcado para as 15h00 de domingo, novamente na Unidade.