skipToMain
Siga-nos:

O "Dia 1 de Portugal" e os 100 anos de VSC celebram-se com (muita) pedalada

Redação
Ciclismo \ quinta-feira, junho 09, 2022
© Direitos reservados
O Passeio de Bicicleta "Dia 1 de Portugal" está de regresso. A iniciativa que sai para a estrada no dia 24 de junho está integrado no programa do centenário do Vitória SC. Participação é gratuita.

O Passeio de Bicicleta “Dia 1 de Portugal”, promovido pela Associação de Ciclismo do Minho, e integrado no programa comemorativo do centenário do Vitória Sport Clube, sai novamente para a estrada no dia 24 de junho, em Guimarães, 

A iniciativa é de participação gratuita (oferta de t-shirt oficial e do seguro), havendo a possibilidade de inscrição no Passeio, Mini Passeio e Trilho de BTT. A concentração está marcada para as 9 horas, junto ao Estádio D. Afonso Henriques. As inscrições (gratuitas) podem ser efetuadas no website da Associação de Ciclismo do Minho (www.acm.pt).

A 12ª edição do Passeio de Bicicleta "Dia 1 de Portugal" terá dois percursos de dificuldade baixa (passeio e mini passeio) e um trilho de BTT (promovido em parceria com a Erdal), procurando-se assim incentivar a participação de todos os interessados, independentemente da idade e da condição física.

"O Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal pretende incentivar a prática desportiva e a utilização da bicicleta como opção de mobilidade, para além de assinalar uma importante data histórica, a Batalha de São Mamede (24 de junho de 1128) que viria a ser designada como "a primeira tarde portuguesa". A iniciativa integra este ano o programa oficial das comemorações do centenário do Vitória Sport Clube", diz a Associação de Ciclismo do Minho.

Nas edições anteriores a iniciativa integrou a programação de Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura, de Guimarães 2013 - Cidade Europeia do Desporto, foi o evento escolhido pelo Comité Olímpico de Portugal para assinalar o Dia Olímpico (2013), integrou o programa oficial das Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa (2014), fez parte do programa do Centenário do Centro Juvenil de São José (2015) e do projeto de inclusão social desenvolvido em parceria pela CERCIGUI e o CNE - Corpo Nacional de Escutas (2015) e fez parte do programa comemorativos dos 120 anos da UVP / Federação Portuguesa de Ciclismo.