skipToMain
Siga-nos:

Tomás Lopes de bronze no terceiro dia do nacional de natação

Tiago Mendes Dias
Natação \ domingo, abril 03, 2022
© Direitos reservados
O nadador do Vitória SC cumpriu a final dos 200 metros livres em 01.51,81 minutos, conseguindo o terceiro pódio para o emblema vimaranense em Coimbra.

Depois das vitórias de João Nogueira Costa nos 50 e nos 100 metros costas, esta última com recorde nacional, um outro vitoriano chegou ao pódio no campeonato nacional de Piscina Longa, em Coimbra, que termina neste domingo: Tomás Lopes foi terceiro classificado na final dos 200 metros livres, ao final da tarde de sábado.

O nadador felgueirense terminou a prova com uma marca de 1.51,81 minutos, mais 64 centésimos de segundo do que o campeão nacional Tiago Costa (Sporting) e mais 20 do que o vice-campeão Bruno Ramos (Belenenses). Tomás Lopes acabou por melhorar o registo das eliminatórias, que fora o segundo melhor entre 23 concorrentes – 1.51,98 minutos, só atrás de Bruno Ramos (1.51,67). Tiago Costa apareceu em plano superior durante a final após ter nadado a eliminatória na série dos 1.53 minutos.

O atleta do Vitória reentra em ação no último dia do campeonato, na eliminatória dos 400 metros livres, a partir das 12h05.

 

João Nogueira Costa mergulhou na mariposa e tenta o pleno em costas

Sem qualquer competição de costas no terceiro dia dos nacionais, João Nogueira Costa manteve-se ativo no terceiro dia dos nacionais, aventurando-se pela mariposa. Afastado da sua praia, o vitoriano distinguiu-se à mesma entre os concorrentes, ficando às portas do pódio: concluiu a final dos 100 metros mariposa com um tempo de 54,41 segundos, arrecadando o quarto lugar. Os três primeiros – Miguel Nascimento (Benfica), Diogo Ribeiro (Benfica) e Fernando Silva (Naval do Funchal) – nadaram na casa dos 53 segundos.

Ainda assim, a corrida decisiva permitiu ao nadador do Vitória superar a marca que fizera nas eliminatórias: 55,20 segundos, a quinta melhor de uma manhã que teve o melhor tempo do dia, 52,85 segundos, alcançado por Diogo Ribeiro.

Na vertente feminina dos 100 metros mariposa, Filipa Fernandes, também do Vitória SC, falhou a final, ao nadar a eliminatória num tempo de 1.05,31 segundos, o 12.º melhor entre 27 concorrentes; a prova decisiva só conta com os 10 melhores classificados.

Os dois nadadores regressam à piscina no último dia do campeonato: João Nogueira Costa tenta a supremacia total na modalidade de costas, ao competir na eliminatória dos 200 metros a partir das 11h10, enquanto Filipa Fernandes percorre os 50 metros mariposa a partir das 11h20. As finais realizam-se à tarde.