skipToMain
Siga-nos:

Vitória SC – 100 anos de História I: Fundação e primeiro troféu oficial

Alberto de Castro Abreu
\ sexta-feira, janeiro 21, 2022
© Direitos reservados
Oficialmente, digamos, a fundação do Vitória Sport Clube vem assumida como tendo ocorrido no dia 22 de setembro de 1922, sendo o primeiro presidente do clube o comerciante, António Macedo Guimarães.

António Macedo Guimarães era proprietário da Chapelaria Macedo, em pleno Largo do Toural, local onde os indefectíveis pelo futebol acorriam a promover intensas, acaloradas e empreendedoras tertúlias acerca do futebol e da sua implantação na cidade.

Sucede, porém, que, por ausência de documentação oficial que o ateste, tais factos não podem ser admitidos de forma insofismável, motivo pelo qual, surgem, várias versões incompatíveis sobre a data, o modo e as personalidades que terão estado envolvidas na fundação do Vitória.

A potencial agrura que tal constatação possa causar ameniza-se pelo facto desta óbvia indefinição ser um lastro vincado em qualquer coletividade desportiva e na própria história do futebol nacional.

Assim, prosseguindo, sem confirmação fidedigna, perdidas que foram muitas memórias nas brumas do tempo, alvitramos que o futebol terá chegado a Guimarães pelas mãos de operários técnicos ingleses que nos primeiros anos do século passado vieram para aqui trabalhar e, nos tempos livres do seu labor, praticavam o jogo que já proliferava entusiasticamente em terras de sua majestade.

E nos jogos então realizados foram-se envolvendo, sobretudo, os jovens da burguesia vimaranense, empolgados pela nova modalidade desportiva, e na cidade foram surgindo, paulatinamente, grupos, minimamente organizados, que começaram a participar em prélios entre si sem qualquer cariz oficial.

Já o Vitória surgirá, fundamentalmente, do anseio dos vimaranenses constituírem um clube desportivo que participasse nas competições oficiais e fizesse galopar o nome de Guimarães pela região e, posteriormente, por todo o país.

Conta-se na história que o Vitória realizou o seu primeiro jogo no dia 17 de dezembro de 1922, no Campo da Atouguia, paredes meias com o cemitério vimaranense, contra uma selecção de jogadores da Póvoa de Varzim, terminando aquele desafio com o triunfo dos forasteiros  por 1-4.

Já o primeiro êxito, ainda que num jogo não oficial, aconteceu em Guimarães, no dia 27 de maio de 1923, quando a equipa do Vitória levou de vencida a do Braga por 7-1.

Certo é que, elaborados os estatutos, eleitos os órgãos sociais e filiando-se, como clube co-fundador, na Associação de Futebol de Braga, o Vitória passou a integrar as competições oficiais organizadas por aquele organismo.

Conquistando o seu primeiro troféu oficial em 19 de fevereiro de 1927 ao sagrar-se campeão distrital na categoria de infantis, após vencer a equipa do Braga por 1-0, no Campo da Perdiz, em Guimarães, depois de já ter vencido em plena cidade dos arcebispos por 0-2.

Para a história fica a constituição da equipa campeã: Teles; Claro e Firmino (Capitão); João Passos, Freitas e Sousa; Branco, Virgílio, Ribeiro, Adelino e Ferreira.